A questão de vazamento de senhas é um dos temas que mais preocupam os profissionais de cibersegurança. Geralmente, um hacker precisa de apenas alguns instantes para descobrir sua senha, caso ela seja considerada fraca.

Por isso, vamos descobrir aqui exatamente quanto tempo leva para hackear sua senha, quais são as ditas “senhas fortes” e como o hackeamento é feito nestes casos.

Tempo gasto para hackear sua senha

Segundo levantamento da Hive Systems, empresa norte-americana de cibersegurança, o tempo de descoberta dependerá diretamente do número de caracteres, uso de letras, números e símbolos

Vamos aos detalhes:

Após leitura da tabela já se pode afirmar que as senhas tradicionais, ou seja, aquelas pequenas, que contém apenas letras ou números, seriam hackeadas de imediato

Para hackear, a pessoa realizará uma série de combinações de caracteres, as transformando em hashes – espécie de código que designa a senha -, por meio de um software especializado, o segundo passo é verificar se os hashes gerados coincidem com algum já armazenado no banco de dados do site invadido.

Lembrando que esse processo considera que sua senha não utilize palavras muito simples, que não seja roubada ou utilizada em diversas plataformas.

Como criar uma senha forte?

Agora que você já sabe quanto tempo leva para um hacker descobrir sua senha e quais os pontos considerados para fazer esses vazamentos, vamos aprender a como criar a única ferramenta para se prevenir desses ataques: uma senha forte.

Segundo os profissionais de cibersegurança, é essencial que você não use a mesma senha para todos os acessos. Uma vez que o hacker descobriu um acesso, ele pode tentar em demais plataformas a mesma senha e terá sucesso.

Mais um ponto para se atentar é: não crie senhas previsíveis, por mais que seja mais fácil de lembrar de aniversários de parentes, nomes de pets ou amigos, esse será o primeiro tópico que o hacker irá tentar.

Outras dicas para pôr em prática são:

  • Não inclua informações pessoais, como endereço ou número de celular;
  • Não utilize letras e números consecutivos; e
  • Não inclua a palavra “senha”, uma mesma letra ou número repetido.

Passo a passo da senha ideal

Se você quer se proteger dessas invasões, siga o passo a passo abaixo.

  1. Crie uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, incluindo letras, números e símbolos;
  2. Criar uma senha com uma frase que faça sentido na sua vida; e
  3. Para facilitar coloque no início ou final, as iniciais da rede que você está utilizando.

Vamos ao exemplo:

Escolhemos aqui a frase “serviços para descomplicar, otimizar e proteger o seu negócio 2022”, ao utilizar apenas as inciais ficaremos com “sPdoEpOSn2022*”, lembre-se de acrescentar um símbolo.

Caso utilizemos essa senha para o gmail, a senha ficará assim: “GmaILsPdoEpOSn2022*”. Prontinho, agora você já tem uma senha forte que levará mais de 438 trilhões de anos para hackear!

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o mundo de TI, continue acessando o nosso blog. Aproveite para conferir nosso artigo 15 passos para reforço da segurança cibernética em PMEs!

Caso queira saber ainda mais sobre a SPEC IT entre em contato conosco através de nosso botão do WhatsApp!

(19) 99811-0318
comercial@specit.com.br

Instagram LInkedin Facebook