Aumenta o índice de roubo de informações sigilosas no Brasil

Você já deve ter ouvido falar que os criminosos (roubos) cibernéticos têm inovado cada vez mais suas artimanhas para aplicar golpes, não é mesmo? E o pior é que essa afirmação é pura realidade.
Prova disso são as estatísticas. De acordo com uma publicação do DarkTracer – serviço de inteligência de ameaças que monitora a atividade da dark web – no twitter, somente em fevereiro, mais de 13 mil usuários foram infectados por malware e tiveram dados pessoais roubados. O número representa 2.560 vítimas a mais do que no mês anterior.

Malware do tipo infostealer é facilmente vendido na dark web

Outro levantamento comprova como o meio digital está vulnerável. Segundo a empresa de segurança cibernética Eset, em fevereiro também aumentou o número de vítimas de malware do tipo infostealer, que rouba informações do computador infectado e as envia para os cibercriminosos. Já imaginou o risco? Uma prática muito comum é a venda desse tipo de código malicioso por um valor baixo na dark web para outros infratores que usam as informações facilmente em seus golpes.
O processo é o seguinte: existem vários infostealers ativos, sendo que os mais populares são o RedLine Stealer e Raccon Stealer. Além deles, é comum aparecer o Vidar, o Taurus e o AZORult, entre outros. No caso do RedLine, como alguns profissionais de segurança da informação e ciberdefesa explicaram em 2021, esse malware em particular tem sido a principal fonte de roubo de credenciais nos mercados clandestinos.

Palavra de especialista

Camilo Gutiérrez Amaya, chefe de laboratório de pesquisa da Eset na América Latina, comenta que a forma de distribuição desses códigos maliciosos é muito ampla.

“No ano passado, esse malware específico foi distribuído em campanhas pelo YouTube. Os cibercriminosos colocaram links maliciosos na descrição de vídeos sobre cracks de software, chats de videogame ou criptomoedas, entre outros tópicos”, Camilo Gutiérrez Amaya

Os golpes estão camuflados

Em suma, são inúmeras formas, via softwares, via sites, que imitam os oficiais contendo instalador falso e por aí se abre as possibilidades. E, infelizmente, nesta onda de golpes, muitas pessoas e empresas são afetadas.
Por este motivo, é importante habilitar a autenticação em duas etapas e estar sempre atento para os cliques diários durante a navegação.

Gostou do Artigo? Então curta, compartilhe, comente e salve para eventuais dúvidas.

Se você precisar de ajuda para aumentar a sua proteção empresarial, entre em contato conosco www.specit.com.br

Instagram LInkedin Facebook