Para evitar que essas informações importantes sejam perdidas para sempre, as ferramentas de backup de arquivos são as soluções. 

Todos nós convivemos com grandes volumes de informações, seja no ambiente profissional ou pessoal. A velocidade e facilidade de acesso às informações por meio da Internet, assim como a sua rápida adaptação em todos todos os setores da sociedade, facilitaram o acesso aos mais diferentes tipos de dados disponíveis.

E com esse expressivo volume de informações, surgiu também o risco de armazenamento local e perda das informações, quando menos se espera. 

Entre as opções pagas e gratuitas, é preciso avaliar a importância do dado e a confiança de que tudo estará disponível quando necessário ao restaurar um arquivo ou uma máquina completa. Quem já perdeu arquivos e dados importantes sabe a dor de cabeça que isso pode representar e os motivos são os mais variados para que isso ocorra: exclusão acidental, exclusão por parte de outras pessoas, ataques hackers, falha nos discos, falhas em sistemas operacionais e até mesmo uma queda de luz, que danifica o HD.

A rotina de backup consiste na realização de uma cópia de arquivos de um dispositivo para outro, e este último é destinado a armazená-los localmente ou em nuvem.

As ferramentas de backup disponibilizam importantes recursos para realizar cópias de segurança: agendamento de backup de arquivos, criptografia, compactação de arquivos para economizar espaço em disco, envio de status por e-mail, entre outros.

Existem diferentes formatos de backup e recuperação de dados, veja abaixo:

  • Armazenagem doméstica:

Este é um backup em que se armazenam dados em HD externo ou pendrive. Indicado para profissionais que trabalham em casa, os quais não podem contar com serviços em nuvem ou servidores robustos.

Obs.: Esse tipo de backup é um tipo mais vulnerável, mas é uma forma simples e rápida de copiar dados para armazená-los.

  • Nuvem:

Backup de arquivos em nuvem não utilizam dispositivos ou equipamentos físicos para armazenamento, mas sim servidores online. Seu preço de armazenamento é baixo em comparação a um servidor próprio, que exige manutenção e adaptações ao longo do tempo. O armazenamento e a edição de arquivos em nuvem têm sido de grande ajuda para as empresas. É preciso, contudo, escolher empresas conceituadas no mercado. Entenda como a ACRONIS se tornou lider em backup em nuvem falando com os nossos especialistas.

  • Backup completo

Tudo o que há em seu computador é copiado, não somente arquivos novos ou que passaram por modificações. Exige bastante espaço de armazenagem e tempo e pode ser realizado em nuvem ou no formato local.

  • Backup incremental

Este modelo é indicado para empresas de grande porte, com volume expressivo de dados. É ágil e eficiente, e muitas vezes realizado depois do backup completo: faz cópias somente de arquivos alterados desde o backup mais recente. Os backups incrementais podem ser realizados diariamente para manter a integridade e atualização dos dados.

  • Backup diferencial

Para pequenas e médias organizações, o preço depende do volume dos dados. Aqui, os dados são copiados via internet, e o nome “diferencial” é devido ao fato de que apenas os arquivos que não se encontravam no sistema na última atualização são os copiados.

Além das modalidades de backup é possível também escolher a melhor ferramenta de acordo com a sua necessidade de backup. Dentro da solução ACRONIS BACKUP CLOUD existem agentes diferenciados para a execução do backup:

  • Agente Server

É o agente de backup para instalação em servidor. Ele é utilizado quando for preciso fazer a instalação em mais de um servidor. Exemplo: servidores em locais diferentes, como matriz e filial. Em caso de backup de máquinas virtuais completas, é necessária uma licença por máquina virtual e uma para o virtualizador. Exemplo: Backup de máquinas virtuais hospedadas em um Hyper-V.

  • Agente Desk

É o agente de backup para estações de trabalho (notebooks, desktops, etc). Ele é utilizado para backups realizados diretamente do dispositivo do usuário, se faz necessário uma licença para cada dispositivo. Exemplo: Dispositivo de profissionais que trabalham externamente, sem acesso direto ao servidor da empresa ou que não possuem servidor no escritório.

  • Agente Office365

É o agente de backup para ativação da função de backup das contas do Office365. Ele é utilizado para realizar o backup das contas do Office365 e é necessário uma licença para cada conta de usuário. As licenças executam políticas de backup avançadas para o Office365 (Outlook, Sharepoint, OneDrive). Exemplo: Para fazer backup das contas da empresa, é necessário uma licença adicional para cada usuário.

  • Agente Granular

É o agente de backup para Licença que habilita o backup granular.

Ao realizar o backup de uma máquina virtual, ou um bloco grande e único de arquivos, essa licença permite a restauração de um arquivo/pasta específico, sem a necessidade da restauração de todo o conjunto de backup. Importante: Só pode ser habilitado em um servidor VMware ou Hyper-V.

 

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe para escolher qual opção melhor se adequa à sua realidade.