Atualmente a inovação na área tecnológica anda a passos largos e as empresas precisam acompanhar esse ritmo para não ficar aquém de seus concorrentes e extrair o melhor das prestadoras de serviços de TI. A ideia é se adaptar aos novos modelos de atuação e evoluir em sua produção e atendimento.

Tudo isso pode parecer complexo, mas não é! No Brasil, o setor de TI disponibiliza basicamente dois tipos de serviços: o Break/fix (quebra-conserta) e o MSP (Managed Services Providers ou Provedor de Serviços Gerenciados). Veja a seguir, saiba como cada um deles funciona e entenda qual o melhor modelo para a sua empresa:

Break/fix (quebra-conserta):

É um atendimento mais tradicional, aquele em que se pede “socorro” quando existe um problema pontual, de emergência, como por exemplo bug do equipamento ou sistema, vírus ou problemas de conexão. Especialistas veem esse formato como desatualizado e instável por diversos motivos:

• Pode atrasar as atividades cotidianas de um negócio;
• Existe uma incerteza em relação à segurança de dados e à pane nos serviços durante o período em que se espera o atendimento da TI;
• Somente quando o problema está instalado é que se providencia a solução;
• Não há um programa de prevenção, o que aumenta demais os riscos de perder informações e pode gerar atrasos nos processos das atividades da empresa quando é necessário o reparo;
• O pagamento é feito por demanda. Precisou do serviço, contrata e paga.

MSP (Managed Services Providers ou Provedor de Serviços Gerenciados)

É a versão moderna e eficiente do break/fix. Ao contrário do modelo anterior, este oferece segurança e manutenção 24 x 7, com suporte remoto oferecido pela empresa de TI. A sigla MSP (Managed Services Providers) significa Provedor de Serviços Gerenciados, isto é, um formato que se baseia sobretudo na ideia de prevenção, gerenciamento dos serviços com manutenção oferecida 24 horas por dia, sete dias por semana. Veja os detalhes desse modelo:

• Observando os possíveis problemas que podem acontecer no sistema, a empresa prestadora prioriza a automatização de tarefas cotidianas e as soluções de segurança, como backups, por exemplo;
• As ações de precauções são diárias e os sinais de que algo não vai bem surgem em tempo real, o que permite corrigir os problemas antes que possam prejudicar o andamento das atividades da empresa;
• O pagamento pelo serviço é mais previsível, já que os orçamentos são feitos mensalmente (diferentemente do break/fix, em que o custo surge conforme os problemas aparecem, ou seja, uma caixa de surpresas);
• A grande vantagem do modelo MSP é que o formato gerencia e automatiza atividades rotineiras, promovendo segurança, agilidade, produtividade e evolução tecnológica, alinhando a sua empresa com o que o mercado exige atualmente.

Você conhecia a diferença entre esses dois modelos de TI? Se quiser saber mais detalhes, procure um de nossos especialistas, podemos auxiliá-lo nesta análise e contratação.

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