Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) não é algo a mais nas empresas, mas sim uma necessidade e uma realidade para todos os segmentos. Neste artigo, você verá os 10 principais problemas de TI nas empresas.
Mesmo com investimentos maiores nas áreas de tecnologia, ainda existem muitos desafios a serem superados, desde a configuração de um novo equipamento até a integração de máquinas com softwares específicos.
Pensando nisso, nós separamos aqui os principais problemas de TI nas empresas. Acompanhe o texto para saber quais são, como entendê-los e principalmente como resolvê-los
1. Internet Instável
A pouca estabilidade da internet é um dos principais problemas de TI que mais assombram as empresas. Esse contratempo nem sempre é resultado de falhas com o provedor, ele pode ser causado pelos equipamentos utilizados. Ou seja, os hardwares e softwares podem estar ultrapassados, não suportando atualizações, e impedindo o fluxo da internet.
Para evitar esse problema, é necessário adquirir equipamentos modernos que mantenham a disponibilidade do sinal da internet todos os dias. Manutenções programadas auxiliam na ampliação da vida dos equipamentos e permitem melhorar o período de uso.
2. Rede Interna Lenta
Uma conexão lenta prejudica todos os processos e setores da empresa, como a comunicação interna, uso de sistemas e a relação entre clientes e fornecedores.
Mais uma vez, o uso de softwares e equipamentos modernos e atualizados é necessário, além de uma equipe de TI capacitada.
3. Problema de Senhas e Acessos
O tópico senhas e acessos está ligado diretamente à segurança da informação e por isso devem ser administrados de forma correta, para não existirem ataques virtuais e vazamento de dados.
Fora isso, diariamente os colaboradores são impactados com erros de acesso, impedindo o seu fluxo de trabalho. Para que isso não aconteça, é importante que os funcionários saibam escolher senhas fortes e seguras, além de saberem minimamente como o sistema de acessos da empresa funciona.
4. Falta de Políticas de Segurança da Informação
No mercado há diversos casos de ex-colaboradores que acabam vazando dados e informações cruciais de suas antigas empresas.
Para evitar esse tipo de situação, é preciso ter um controle de acessos de sua empresa, além de termos LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) assinados por todos.
5. Não ter um Controle de Ativos
Não há nada mais preocupante para uma empresa do que não ter um controle de todos os bens, sejam eles físicos ou não. Esses bens podem ser os servidores, computadores, celulares, chips, bancos de dados, licenças de softwares, entre outros itens de valor para o seu negócio.
Por isso, é essencial registrar e acompanhar todas essas propriedades, a fim de seu controle, além de necessárias atualizações, manutenções ou substituições.
6. Não Manter a Infraestrutura Documentada
Mantenha a infraestrutura de toda a sua empresa, inclusive da área de TI documentadas!
A partir dessa estratégia você conseguirá ter controle de todas as informações, processos, dados e fluxos de seu negócio.
7. Infraestrutura e Softwares Obsoletos
Tanto a infraestrutura quanto os softwares de sua empresa têm uma data de validade.
Dito isso, é necessário trocar e atualizar com certa frequência para que o trabalho de seus colaboradores não seja prejudicado.
8. Wi-Fi com Senhas Fracas
Se o seu Wi-Fi possui uma senha fraca, tenha em mente que sua empresa está suscetível a ataques e invasões e isso pode pôr a credibilidade de sua marca em jogo.
Dessa forma, pense melhor em suas senhas e utilize estratégias para que elas sejam fortes.
9. Não Monitorar em Tempo Real
Se você não tem uma ferramenta de TI que acompanha, em tempo real, os resultados de sua empresa, saiba que sua equipe está sendo prejudicada.
Com esse tipo de software é possível:
- Fácil acesso aos dados e gestão da tecnologia;
- Fazer tudo de forma remota e rápida;
- Resolução de problemas de forma instantânea e automática;
- Garantia de continuidade de processos.
10. Não ter uma Estratégia de Backup
Por fim, ter uma estratégia de backup é imprescindível para o seu negócio. Com ela você garante que todo o trabalho, incluindo dados, informações e processos críticos, seja guardado.
Além de desenvolver uma estratégia completa, orientada por uma política de prevenção, crie também rotinas de backup com fontes de recuperação modernas.
Chegamos ao fim de mais um dos conteúdos estratégicos da SPEC IT, buscando sempre esclarecer o mundo de TI com uma linguagem simples e fácil para todas as empresas.
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